quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Release exposição "Rio Tietê, quem te viu, quem TV"!


Rio Tietê, quem te viu, quem TV!

Em 22 de setembro comemora-se o Dia do Rio Tietê, um rio que tem um nome cujo significado é “águas verdadeiras” – TI (água) | ETE (verdadeiro).

Em 2012, o que há de verdadeiro a se comemorar no dia deste rio?

Quando ainda se chamava Piratininga, o rio foi citado por Padre Manoel da Nóbrega, e  Martim Afonso de Souza o reconheceu como um grande rio que se enveredava pelo continente.

De fato, o Rio Tietê faz parte da vida da cidade de São Paulo e, nas décadas de 30, muita recreação e atividades esportivas se fez às suas margens. Depois, gradativamente e, em maior ênfase a partir de 1950, com o advento da tecnologia, a poluição tomou conta das águas deste rio, pois resíduos domésticos e industriais deterioraram-no por completo, não havendo uma vontade política para evitar este tipo de ação degradante. Diferentemente da situação anterior, uma outra vontade predominou, e a produção de energia elétrica fez criar inúmeras barragens, ao longo das mais de 60 cidades por onde o Rio Tietê passa, tendo alterado todo o seu curso hídrico, em seus 1.136 kms de extensão. A matriz energética criada a partir do curso do Rio Tietê neste período, era a mesma que dava retaguarda à continuidade de sua poluição em alto grau.

O mesmo ser humano responsável pelo aparente progresso destas décadas, foi - também e paradoxalmente - o mesmo ocasionador do caos ambiental no qual o Rio Tietê hoje se encontra e que reflete desfavoravelmente na vida e saúde dos moradores da cidade de São Paulo e arredores.

Nas palavras do filósofo alemão Ludwig Feuerbach, a água é a imagem da consciência de si mesmo, a água é o primeiro espelho do homem. Anterior a este discurso, Tales de Mileto, filósofo grego, já no século VI a.C. dizia que “tudo é água”. Mais anteriormente ainda, a água é a matriz e origem de toda a vida. O ser humano é constituído por água em mais de 80% de sua essência. E, em sentido espiritual, podemos ler que “aquele que beber da água que eu lhe der, jamais terá sede...”

Sendo assim, hoje, 2012, século XXI, comemorando-se o Dia do Rio Tietê por força de uma lei estadual instituída em 23/04/1992, que cada um de nós, cidadãos desta metrópole chamada São Paulo, repensemos de fato e de verdade, o que o Rio Tietê significa para nós, e o que queremos para ele.

Que possamos exercer a nossa vontade política para fazer mudar a atual situação do Rio Tietê.

E a exposição Rio Tietê, quem te viu, quem TV! quer colaborar para esta conscientização!

Seja bem-vindo à exposição!


Alessandra Ferraz, artista plástica sustentável, Morgana Cruz do Virando do Avesso, curadora da exposição, Marilena Lavorato do Instituto Mais e Cely Rodrigues, Produtora Executiva!

Um comentário:

  1. Olá Grupo Sustentavel, Parabens pela iniciativa, temos certeza, que juntos iremos convencer os Predadores Ambientais para uma consciência Ecologica onde iremos em busca da sobrevivência, e vamos deixar este Lindo Presente para as gerações Vindouras. Saudações Ecologicas são os votos do Grupo-Geração Sustentavel - Walter Bonetti - e mail: ppdecologia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir